Porque o Macbook é Tão Caro ? Vale a Pena Pagar Mais ?

Os produtos da Apple sempre estiveram no lado mais caro da equação porque, bem, a Apple esta vendendo produtos premium a um preço premium. Dito isto, os novos Macs da Apple, talvez de forma justificada, são um pouco mais caros que os seus predecessores. Uma crítica feita aos Macs é que eles são muito caros. No entanto, a Apple usa apenas componentes de alta qualidade, que geralmente se comparam favoravelmente aos PCs por um preço similar. Acrescente a isso o fato de que a Apple otimiza tanto o hardware quanto o software.




Introdução - Porquê o Macbook é Tão Caro ?
Se há uma coisa que pode ser dita sobre os produtos da Apple, é que eles são caros! Mas talvez haja uma razão pela qual eles são tão caros: talvez seja porque eles são aparelhos muito confiáveis. Eu comprei cerca de 7 computadores na minha vida. Eu comecei com computadores baseados no Windows Pentium construídos pela Compaq e, depois de me tornar muito interessado em tecnologia, comecei a comprar peças e construir o meu próprio, como qualquer geek de tecnologia hardcore. Mas, surpreendentemente, eu não fiz isso desde a compra do meu último computador. Aquele último computador acabou por ser um Macbook.

Todas as outras razões para se tornar um usuário Mac ainda são válidas. Macs são lindamente projetados, não simplesmente de uma perspectiva estética, mas, mais importante para muitos, também em termos de usabilidade. O sistema operacional é geralmente rápido, elegante e - graças ao seu pedigree Unix - seguro e incrivelmente poderoso também.

O então CEO da Apple, Steve Jobs, certa vez insinuou e, algumas vezes afirmou categoricamente que a empresa não está interessada em produzir máquinas baratas. Como ele disse, "não sabemos como fazer um computador de preço acessível que não seja um lixo, e nosso DNA não nos deixa vender isso". Razão para suspeitar, aliás, que, embora a Apple possa, de fato, fazer um netbook com quase todos os nomes, é improvável que tenha a característica mais netbookiana - de preço barato.

Como usuário avançado de Mac nos últimos anos, eu sempre digo que entendo completamente o choque das pessoas ao comparar um computador Mac com um PC. Então, em vez de se concentrar no preço em si, gostaria de explicar por que o Mac é um investimento que vale a pena.




Durabilidade
Curiosamente, meu último computador baseado em Mac é este mesmo computador, e é o único computador da Apple que eu comprei. Alguns podem interpretar essa informação de forma diferente, mas acredito que seja uma coisa muito boa.

Isso mostra que os produtos da Apple são extremamente confiáveis. Eu vi muitas pessoas na minha família quebrarem computadores e reporem peças, mas nenhum deles tem sido produtos da Apple... E isso serve para mostrar como os produtos da Apple são impressionantemente duráveis...

Não me lembro de nenhum outro produto de tecnologia que possua e que tenha durado tanto tempo. Nem mesmo meu celular, que eu pago uma boa quantia a cada ciclo de contrato, pode durar até um ou dois anos às vezes.

Se você for pesquisar pelas avaliações de compradores da Apple, verá que é muito comum que eles durem vários anos a fio, no caso de macbooks, eles contam com bateria de polímero que tem uma vida útil muito maior que a vida útil de baterias de lítio de notebooks comuns também, isto significa um tempo muito maior sem precisar pensar em substituí-la, como cada parte do  macbook é feita de materiais de qualidade, é imperativo que a bateria do MacBook seja igualmente boa. Como sabemos, uma boa bateria aumenta a vida útil , e é exatamente isso que você obtém com um MacBook, algo que os torna duradouros, alguns usuários continuam usando o MacBook por até 10 anos...dentro deste prazo, um usuário de notebooks de outras marcas comuns costumam trocar de notebook umas 3 vezes...



Alto padrão de qualidade
Se você entrar no mercado, verá que os preços dos MacBooks são consideravelmente mais altos que os de seus contemporâneos. Uma grande razão para isso é a qualidade do produto. Quando se trata de qualidade, não é apenas o sistema operacional ou as especificações técnicas que estamos falando; inclui tudo. Incluirá a experiência do usuário, bem como a acessibilidade dada aos usuários. O teclado, o touchpad, o visual e o som contribuem para o julgamento geral da qualidade. Pesquisas mostraram que os notebooks MacBook são bem conhecidos por sua resolução de tela nítida. Além disso, esses notebooks são conhecidos por serem equipados com opções de clique que são 60 vezes mais responsivos do que os touchpads ou cliques padrão. Por último, mas não menos importante, existem aparelhos de som embutidos que também ajudam a elevar a qualidade geral do notebook. Uma coisa que você pode ter certeza é que quando se trata de qualidade, os fabricantes do MacBook nunca baixam a guarda, mesmo que isso significasse aumentar o preço do notebook mais do que seus concorrentes.



A marca de um bom notebook está no material de que é feito. Aqui, a Apple se certifica de que a qualidade dos materiais é de primeira qualidade, passando em testes de alto padrão de qualidade. É por esse motivo que as partes do macbook são robustas, mas elegantes. Isso é algo que aumenta o custo de produção do notebook, então você acaba pagando um pouco mais por isso. Além disso, todos os materiais utilizados para este fim são extremamente duráveis. Também foi comprovado e testado que os MacBook são mais resistentes a quedas por serem feitos em alumínio. Por exemplo, tem havido pessoas que disseram que deixam os seus computadores portáteis cair bem acima do solo e não encontraram sequer um único arranhão no produto. Pegue os notebooks populares e verão que eles são feitos em plástico barato que abre com o tempo.


Integração Perfeita 
Se eu tirar uma foto no meu iPhone , ela será automaticamente sincronizada através do iCloud para o meu iPad Pro e iMac sem nenhum software externo. Também posso enviar mensagens de texto e iMessages para meus contatos através do meu iPhone , iPad e Mac - iniciando uma conversa em um dispositivo e continuando em outro.

Outros fornecedores tentaram replicar essa experiência, mas continua sendo o maior ponto de venda da Apple. Se você já possui outro hardware da Apple, um Mac vai começar a trabalhar com ele sem problemas, de uma maneira que nenhum PC pode atualmente. Essa integração está ficando mais forte e mais expansiva ao longo do tempo, portanto, esse é um benefício que realmente melhorará quanto mais você tiver o seu Mac.




Segurança - Mac Os é o sistema mais seguro.
Um tópico central do debate Mac vs Windows é a segurança. A maioria das máquinas baseadas em Windows é usada para trabalhar com dados financeiros e outros dados relacionados a negócios confidenciais. As máquinas Mac concentram-se no uso pessoal e na criação de conteúdo. Por causa dos diferentes focos, os hackers se concentram em invadir máquinas Windows mais do que em Macs. Mas isso está começando a mudar à medida que os invasores de Malware começam a reciclar truques antigos e desenvolvem maneiras mais avançadas de segmentar usuários do Mac. A Apple embutiu no Macbook um sistema próprio de segurança  que roda em tempo real em segundo plano, os aplicativos são restritos de uma forma isolada do sistema, impossibilitando-os de alterar dados essenciais do sistema. No entanto vale ressaltar que cada vez mais os ataques deixam de atacar o sistema e se adaptam a atacar via Web, neste caso é sempre bom contar com mais cautela ao fazer compras e ler emails por exemplo.



Baixa desvalorização:
A boa notícia é que eu provavelmente poderia vender o meu Macbook por cerca de 50% do preço que comprei, o que é bastante impressionante, considerando a rapidez com que os produtos de tecnologia são desvalorizados (meu desktop de R$2.500 que eu construí na mesma época que comprei Macbook agora provavelmente vale o mesmo que um amendoim). Isso é simplesmente porque os produtos da Apple são legais? Duvido, já que muitos outros produtos de tecnologia são legais, particularmente na área de celulares, mas eles se desvalorizam drasticamente depois de um ano ou dois. Então o que é? Eu acho que é porque os produtos da Apple são muito confiáveis. Os MacBooks são conhecidos por terem um bom valor de revenda, o que é uma vantagem definitiva para você.

Não só eles mantêm o seu valor, mesmo anos depois de serem comprados novos, o que abre a oportunidade de revendê-lo mais tarde no caminho para comprar algo novo de novo, mas eles também são muito bem construídos. Quando você acrescenta o fato de obter suporte incomparável ao cliente da empresa, não posso dizer o suficiente.

Na verdade, eu poderia ter economizado ao considerar quanto dinheiro eu provavelmente teria gasto comprando novos computadores de mesa e notebooks de empresas menores como a HP - eu sei que minha irmã já passou por três notebooks de outras marcas nos últimos anos...



Interface simplificada:
A Apple se orgulha de fornecer produtos simples e fáceis de usar. Pesquisas recentes mostraram que o crescimento da Apple no setor de negócios pode ser atribuído principalmente ao seu design de interface amigável. Os administradores do usuário e de TI estão recebendo a mudança afirmando que os produtos da Apple são “tão fáceis de usar” do que os do PC. E o fato de a Apple ter suporte de classe mundial para todos os seus produtos, a solução de problemas é quase sempre fácil.

Se há uma coisa que os MacBook têm que os outros não têm, é sua própria plataforma de sistema operacional. Sim, você ouviu isso corretamente, os macbooks têm SOs especialmente projetados feitos apenas para produtos MacBook, enquanto quase todas as outras empresas usam plataformas de sistema operacional desenvolvidas por terceiros, Microsoft faz o software. Dell, ou Sony, ou HP, ou aparentemente um milhão de outros fabricantes, fazem o PC com Windows. Então você tem drivers de terceiros e tudo mais para todos os periféricos. Quando você tem um problema, todo mundo aponta o dedo para todo mundo. Com o Mac, Para dar aos usuários uma sensação única, os fabricantes aqui desenvolveram uma plataforma capaz, UNIX, para seus notebooks. Agora, se você olhar a plataforma com cuidado, verá que ela pode ser um pouco restritiva aqui e ali, mas quando se trata de facilidade de uso, ela é bastante alta.


A Apple otimiza todos os seus componentes para funcionarem da melhor forma em sincronia com o sistema, a cada atualização de Firmware você pode esperar novas funcionalidades, menos consumo de energia, mais desempenho, mais segurança, correções de bugs e correções que estão disponíveis até mesmo em versões mais antigas do MacOS para manter seguros os Macs antigos, por isso, a maior força da Apple é que ela projeta seu próprio hardware e software. Isso dá à empresa o poder de criar um sistema operacional e um conjunto de aplicativos feitos sob medida e otimizados para o Mac. A Apple também pode planejar um novo hardware para Mac baseado no software que está desenvolvendo atualmente. Na verdade, a Apple projetou todo o hardware e software para trabalhar sem problemas.


Um dos maiores problemas com a emissão de atualizações de software para máquinas Windows é ter que levar em conta o fato de que elas precisam ser executadas em sistemas com componentes amplamente diferentes. A Microsoft tem requisitos mínimos de sistema para executar a última versão do Windows, mas além disso, os fabricantes de hardware (ou indivíduos) são livres para construir suas próprias máquinas.

A Apple não tem esse problema; há apenas um pequeno número de Macs (dezenas, em vez de milhares) que precisam ser suportados, então os bugs podem ser eliminados rapidamente. MacOS, o sistema operacional Mac , também está sendo constantemente atualizado, com uma nova versão principal lançada a cada outono. Novas versões do MacOS não estão isentas de falhas, mas é muito mais fácil manter seu sistema atualizado com as últimas correções assim que elas estiverem prontas.




Excelente suporte pós venda:
Agora eu não vou dizer que minha experiência com produtos da Apple foi impecável. Por exemplo, eu tive que ligar para a Apple uma vez para pedir um carregador de energia de substituição porque o fio do meu anterior derreteu perto do conector. Mas a Apple o substituiu de graça, mesmo que eu estivesse fora da garantia, com o envio no dia seguinte!

Eu também tive um problema bastante grave, onde tive o aparecimento de uma pequena rachadura. Agora, esse era um problema sério, e um que eu nunca esperaria de um produto da Apple. Mas nenhuma empresa, nem produto é de todo perfeito. Então, eu novamente confiei no atendimento ao cliente da Apple para fazer tudo certo, e eles o fizeram, novamente, mesmo que eu estivesse fora da garantia (esse problema era comum com o lote específico da minha geração de Macbook).

Tente obter esse nível de serviço ao cliente da maioria das outras empresas! e você nunca obterá pois as outras empresas não lhe darão a mínima se tiver acabado a garantia, isso quando fornecem alguma garantia séria. Fiquei, novamente, surpreso com o quão bem a Apple lidou com a situação, mesmo que eu não devesse necessariamente receber qualquer tipo de apoio. Eu sei que não teria recebido ajuda da maioria das outras empresas. Então, aplausos à Apple por dar os passos extras para me manter feliz.

Minhas experiências com Macs nem sempre foram cor-de-rosa, mas quando qualquer hardware da Apple falhou comigo, eu sempre soube para onde ir: a Apple Store. Sempre é possível obter uma reserva para resolver meus problemas em alguns dias. Ter um lugar para ir quando você tiver problemas com o computador é outro grande ponto de venda para o Mac , e eu aprecio mesmo como alguém que prefere resolver os problemas sozinho, se possível.

Então, aqui estou eu com um Macbook que estou muito feliz. Eu sinto que durará por mais alguns anos, contanto que a bateria se mantenha. Infelizmente, a bateria não dura tanto quanto quando eu tinha ele novo, mas depois de tantos anos, é de se esperar. Mas estou mais do que impressionado com o valor que recebi deste Macbook.

A Apple passou mais de uma dez anos no topo das pesquisas de satisfação do cliente, o que não é uma missão fácil quando você pondera que são máquinas caras que prometem muito ao cliente em potencial. O fato de que a Apple oferece sua recompensa, literalmente em muitos casos, é realmente o argumento mais convincente de todos, e deixa claro que a maioria dos clientes que compram Macs, não se arrependem.

Outra experiência que acompanhei de perto foi o iMac que minha mãe comprou para nossa casa no final de 2008. A máquina funcionou sem grandes problemas por 10 anos, e ainda está configurada na minha casa..
Eu não acho que a maioria das pessoas vai manter seu Mac por uma década, mas o fato de que o meu vintage iMac ainda funciona sem problemas é motivo suficiente para eu recomendar continuamente as pessoas a considerarem seriamente a plataforma.


Conclusão:
Mas não me entenda mal, já que eu não sou de jeito nenhum um fã fanático da Apple que vai seguir a Apple até a morte, já que eu ainda uso computadores com Windows e Linux e tenho um Droid em vez de um iPhone, mas eu sou bem ciente por que os fãs da Apple são tão leais à empresa. Eu não os culpo.

Agora, tenho certeza que haverá alguém lá fora que teve uma experiência completamente diferente de mim com a Apple, e tenho certeza que eles vão expressar sua opinião nos comentários (o que eu encorajo). Eu também percebo que a Apple teve alguns problemas sérios com produtos que falham. Mas você tem que admirar o fato de que a empresa tenta fazer o melhor possível quando as coisas dão errado, este é um dos grandes pontos positivos, a garantia deles é muito acolhedora.

Então, se você está pensando em comprar um produto da Apple no futuro, ou mesmo se você está no limite sobre a compra de seu primeiro produto da Apple, eu acho que eu poderia dizer com segurança que sua compra vai valer a pena. Eu sei pois o meu tem sido tão longe.

Os produtos da Apple podem ser um investimento caro, mas vale a pena.


Porquê os Macbooks são tão caros ?
* Sistema próprio, otimizado e seguro
* Design lindo, exclusivo e marcante
* Muito bem construído por dentro e por fora
* Alto padrão de qualidade da tela, teclado, touchpad, bateria e hardware em geral...
* Vida útil com longa durabilidade
* Excelente integração com outros aparelhos da marca
* Boa valorização em caso de revenda
* Suporte e garantia pós venda excepcional






Nenhum comentário:

Postar um comentário